Bebida de limão e cúrcuma é antioxidante muito poderoso

O hábito de tomar um shot de limão com especiarias antes das refeições está se tornando cada vez mais comum. Em apenas um gole, estão presentes várias vitaminas e nutrientes que fazem bem para a saúde. Mas afinal, qual é o propósito de ingerir a bebida justamente antes de comer – e em quantidades tão pequenas?

Veja também
Fátima Bernardes

De acordo com Orion Araújo, nutricionista clínica, funcional e esportiva do Rio de Janeiro, o benefício está diretamente relacionado à digestão (e não tanto ao emagrecimento). As propriedades cítricas do limão facilitam a quebra de proteínas no organismo, tornando mais fácil digerir carnes, frangos e outros alimentos proteicos.

Mais: “a fruta também é rica em antioxidantes, como vitamina C, que previne a produção de radicais livres e protege contra o envelhecimento”, explica Orion.

Veja também
Cardápio para evitar inflamações no corpo

E a cúrcuma?

A curcumina, principal princípio ativo dessa especiaria, é uma grande aliada da desintoxicação do corpo e da digestão dos alimentos. Sozinha, no entanto, ela perde a função. Daí porque é interessante incrementar o shot de limão com outros temperos. “Para ser melhor absorvida, a curcumina pede a presença de ingredientes como pimenta-do-reino ou gorduras boas – azeite ou óleo de abacate, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Como incluir o shot no dia a dia

A quantidade indicada de suco de limão e cúrcuma é justamente a de um copinho de shot (cerca de 50 ml). Isso é suficiente para fornecer os nutrientes dos alimentos em uma concentração que não afeta o estômago. “Mas quem tem maior sensibilidade estomacal pode sentir um desconforto”, pondera Orion. Lembrando que a bebida é contraindicada para pessoas com gastrite.

Veja tambémMulher bebendo leite

Consuma o combo até duas vezes por dia, 20 minutos antes do almoço ou do jantar. O ideal é priorizar refeições com maior quantidade de proteínas, cuja digestão costuma ser mais lenta.

O que voce achou desta dica?

Deixe seu comentário e compartilhe

Deixe um comentário