Lista de Alimentos que ajudam na hora de dormir

Venho falar hoje sobre um assunto de tirar o sonho, ou melhor, para dar sono, sobre alimentos que possam ajudar e que venham somar com este problema tão em alta no século em que vivemos, a insônia é muito comum em pessoas que tem a vida agitada como todos nós temos, Os motivos são inúmeros cada pessoa pode ter insônia por motivos diferenciados, por exemplo: agitação do dia a dia, problemas pessoais, depressão, ansiedade, problemas de saúde, falta de uma alimentação correta ou até mesmo disciplina nos horários entre outros.

Há alimentos que ajudam no relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar a alface e as ervas. Além disso, alimentos fontes de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Tem aqui algumas dicas de alimentos que vão ajudar você a pegar no sono:

Coma banana

Além da banana ser uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que vai lhe deixar relaxado.

Semente de gergelim

Rica em vitamina B6 é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.

Aveia também faz bem

Fonte de triptofano, ajuda também a manter um sono contínuo.]

O já conhecido arroz integral

É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato pode prejudicar essa produção.

Coma Ovo

Temido por quem quer emagrecer, o ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substância que está associada à melhora da depressão.

Linhaça

Rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, a linhaça melhora não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório. Auxilia também no tratamento para perda de peso.

Salmão, que gostoso..

Outra fonte rica em ômega 3. Vale destacar que o salmão também é fonte de vitamina B12, essencial na conversão do triptofano em serotonina.

Maracujá

Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!

A couve

É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos ao invés de gelos normais.

Amêndoa

Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.

Noz moscada

Este tempero/especiaria já vem sendo usada há muitos anos em outros países como sonífero.

Mel

Favorece o “caminho” do  triptofano ao cérebro.

Chá de camomila

Funciona como excelente relaxante muscular ideal para pessoas que praticam musculação.

Chá verde

A bebida reduz a sonolência matinal e melhora a qualidade do sono, por conter cafeína deve ser consumido na parte da manhã.

Sementes

Ajudam na formação de melatonina, alguns exemplos de sementes para consumo são o girassol e abóbora.

Alface

As suas folhas contem propriedades sedativas. Você também pode consumi-lo em forma de chá.

Hortelã

Contribuem para o relaxamento dos nervos e boa digestão, seu uso é ideal após as refeições.

Leite

Você já deve ter ouvido várias vezes que um copo de leite morno antes de dormir ajuda na noite de sono, saiba que isso não é um mito e o leite realmente é um bom aliado.

Queijo

Mais um alimento rico em triptofano que auxiliam o sono prefira os queijos brancos e magros.

Vinho tinto

Agora você já tem um bom motivo para beber, uma taça de vinho tinto contém melatonina, hormônio que induz ao relaxamento. Tome cuidado com abusos, somente uma taça é o suficiente.

Uma dica…

A pessoa pode tentar em um primeiro momento criar novos hábitos como evitar cafeína após as 18h, deitar-se mais cedo ou apostar em alguma técnica de relaxamento. Se nada disso funcionar, vale procurar um médico que terá condições de ajudar o paciente a identificar as causas da ansiedade e encontrar mecanismos eficientes para lidar com o problema.

Deixe um comentário